quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Como diria...


a minha A.miga da Anunciação (a minha 'maninha', como eu gosto de me lembrar dela... todos os dias!), "tal é a Obamomania que se vive", o ressuscitar de um sonho (por enquanto... ...) americano, que este paísinho em que vivemos esquece os que algum dia tiveram coragem de levantar a voz... e no caso dele tão bem se soube fazer ouvir!


Um poeta fantástico, autor de letras para canções vencedoras do Concurso da Canção da RTP, uma enorme voz na declamação, uma personalidade entusiasta e irreverente no 25 de Abril... enfim, serei eu alguém para falar ou tentar lembrar a Figura que este país sabe esquecer?


Comemorou-se no passado dia 18 o aniversário do falecimento de José Carlos Ary dos Santos... não me lembro de ter passado por nada que o noticiasse, mas passo aqui a limpo o seu Soneto:


Fecham-se os dedos donde corre a esperança,

Toldam-se os olhos donde corre a vida.

Porquê esperar, porquê, se não se alcança

Mais do que a angústia que nos é devida?


Antes aproveitar a nossa herança

De intenções e palavras proibidas.

Antes rirmos do anjo, cuja lança

Nos expulsa da terra prometida.


Antes sofrer a raiva e o sarcasmo,

Antes o olhar que peca, a mão que rouba,

O gesto que estrangula, a voz que grita.


Antes viver do que morrer no pasmo

Do nada que nos surge e nos devora,

Do monstro que inventámos e nos fita.

1 comentário:

Anónimo disse...

Somos o país dos sonhos tão parados que, tristemente, nos lambemos com os sonhos dos outros...e é assim que, as muito nossas feridas, permanecem abertas!
A tua miga Anunciação tem toda a razão.
"M"