quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dizia a minha avó...



"Se pões um pé numa cozinha, nunca mais de lá sais..."
Ora, eu sou daquele género de pessoas (obsessivas), que quando tem alguma coisa para fazer, não descansa enquanto não a faz... e isso também se aplica às limpezas e arrumações do palácio... Ora "Tens a mania das limpezas..." foi frase a que os meus (sensíveis) ouvidinhos já se habituaram... e, entre ser isso ou ver pó, confesso que prefiro inclinar-me (naturalmente) para a primeira opção... Mas são tarefas que não encaro de ânimo leve, com prazer ou simples vontade; faço, porque a minha inclinação natural a isso me obriga - tarefas domésticas são para mim uma obrigação... e o rol engloba cozinhar!
"Se pões um pé numa cozinha, nunca mais de lá sais..." é por isso sentença que me atormenta... e quando me perguntam "Sabes cozinhar?" respondo automaticamente, sem pensar, que "nem sei, nem gosto..." Se sei ou não, ignoro... primeiro, porque para mim só confecciono aquilo de que gosto e da maneira que gosto; depois, se (miraculosamente) convido alguém para jantar (ou almoçar) em casa, já se adivinha que fará parte daquele grupo de pessoas que mora dentro do coração (só esses valerão o pesado esforço) e que invariavelmente dirá algo simpático... para não me magoar ;)

[hoje a minha "maninha" vem cá jantar.. e ela merece bem que não me tenha esquecido de pôr o bacalhau a demolhar e o vinho branco no frigorífico, que tenha saltado da cama antes das duas da tarde para as compras de última hora, tenha a cozinha invadida por legumes e queijos - coisas para as quais a minha boquinha não se abrirá jamais - e por mim própria, que só a frequento de fugida...]

2 comentários:

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Cozinhar, trabalho domestico e algo que fujo rapidinho, mesmo porque nós mulheres precisamos é de boa vida, comigo funciona na base do tudo pronto. Adorei seu blog e maravilhoso.

Anónimo disse...

E não é que, quando penso que de ti já nada pode vir que me surpreenda, sou completamente trocidada por um delicioso bacalhau, precedido de umas deliciosas entradas e acompanhado de um branco nectar dos deuses! E não, não foi o facto de saberes cozinhar que me surpreendeu, mas sim o facto de teres tido este trabalho todo comigo, quando sei que nem contigo o costumas ter. Obrigada! Gi.